quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Temporada de Prêmios 2012/2013 - Preview

E mais um final de ano se aproxima, e com ele os grandes lançamentos mirando a temporada de prêmios que ano que vem será mais cedo, Globo de Ouro em janeiro e Oscar em fevereiro.

Algumas coisas já estão estreando, e outras logo vão chegar aos cinemas brasileiros após a passagem do Festival do Rio (e só ele, já que a Mostra SP abdicou de mesclar filmes intelectuais com os grandes lançamentos e agora ficou um evento cabeçudo e cheio de reprises). Abaixo algumas coisitas que já assisti e algumas apostas com as datas previstas de estreia.

                                                            Moonrise Kingdon

Um filme delicioso e talvez a obra mais madura de Wes Anderson, sempre um diretor muito observado que após um período de altos e baixos aqui encontrou o tom perfeito entre sua originalidade e a aura de universo paralelo de suas histórias. É visualmente incrível, charmoso e divertido sem fazer muito esforço.  Grandes chances em diversas categorias. Em cartaz desde 12/10.

Ruby Sparks - A Namorada Perfeita

O novo projeto dos diretores de "Pequenas Miss Sunshine" tem um ponto de partida original, porém já retratado em outras obras. Mas o roteiro de Zoe Kazan, que também interpreta a Ruby em questão no filme, é sagaz ao mostrar metaforicamente que escrevemos a nossa vida e queremos mudar os personagens contidos nela quando algo sai errado, mas as vezes quem precisa ser reescrito somos nós mesmos, e não os outros. Meio confuso? O filme não chega a tanto, mas dá margem para pensar. O que não é pouco. Grandes chances de ser indicado para melhor roteiro original. Em cartaz desde 12/10.

Os Miseráveis

O famoso livro que já foi adaptado antes para o cinema vai tentar voltar como um grande musical, com produção requintada, diretor novo e premiado (Tom Hooper, de O Discurso do Rei) e Anne Hathaway soltando a voz. Russel Crowe, Helena Bonhan Carter e Hugh Jackman completam o elenco. Previsão de estreia: Março 2013.

Django Livre

Tarantino volta aos holofotes com um western recheado de suas referências cinematográficas, Leonardo DiCaprio caracterizado como nunca e algumas figuras de sempre (Samuel L. Jackson). O trailer não empolgou muito, mas Tarantino é sempre Tarantino. Previsão de estreia: Janeiro 2013.

The Master

Paul Thomas Anderson tem aqui aparentemente a grande chance de se consagrar após quase conseguir com Sangue Negro, mas merecer mesmo a glória por Magnólia. A história aqui perpassa questões delicadas como fé, religião e passados traumáticos. Joaquin Phoenix e Philip Saymour Hoffman duelam ferozmente para ver quem sairá com a estatueta dourada nas mãos. Amy Adams provavelmente conseguirá sua quarta indicação ao Oscar como coadjuvante. Previsão de estreia: Fevereiro 2013.

Argo

Ben Affleck após dois filmes aclamados como diretor (Medo da Verdade e Atração Perigosa) vem como tudo esse ano com esse thriller político extremamente aclamado pela crítica americana. Estreia em 9 de Novembro 2012.

Hitchcock

Não botava muita fé nessa adaptação de um livro que revela os bastidores das filmagens de Psicose, a obra máxima do diretor. Porém ao ver o trailer, pressinto grandes possibilidades. Anthony Hopkins parece finalmente ter achado algo capaz de lhe desafiar após Hannibal Lecter, e está muito bem acompanhado por Helen Mirren. Um argumento curioso aparentemente muito bem realizado. Previsão de estreia: Março 2013.

Silver Linings Playbook

Vencer o festival de Toronto é o maior pedigree que um filme pode ter para sair na frente na corrida do Oscar. Eleito o melhor filme do festival, este drama cômico familiar traz Robert De Niro novamente em um papel digno, além dos novos queridinhos Jennifer Lawrence e Bradley Cooper. O diretor é David O. Russell, o mesmo de O Vencedor. Ainda sem previsão de estreia no Brasil.

Ficar de olho também: A Vida de Pi (Ang Lee sempre vale uma espiada, em dezembro), A Viagem (os diretores de Matrix e o diretor de Corra Lola Corra no filme de ficção mais ambicioso do ano, em dezembro), Promised Land (Gus Van Sant e Matt Damon juntos novamente), Anna Kerenina (Joe Wright e Keira Knightley juntos novamente, em fevereiro), Zero Dark Thirty (a caça a Bin Laden é o foco da ganhadora do Oscar Kathryn Bigelow), O Impossível (o tsunami de de 2004 é revisitado por Naomi Watts e Ewan McGregor num drama familiar de superação, em dezembro) e To the Wonder (Terrence Malick novamente).