sábado, 22 de setembro de 2012

A Arte Acessível



Uma das maiores qualidades de um filme ou de qualquer obra artística é conseguir arrebatar um público grande sem ter de apelar para a obviedade. Vez por outra surge algo assim, capaz de agradar tanto o cara da periferia quanto um executivo milionário. "Intocáveis" (Intouchables, França, 2011) é por excelência um desses exemplares raros, e ainda mais raro pelo fato de discutir esta questão durante o desenrolar da trama.

 Existe um abismo entre a arte extremamente erudita e as obras popularescas. Seus respectivos adeptos usualmente repelem o lado oposto por uma série de questões; entre elas culturais, financeiras, espirituais... Sair do popular e avançar para o erudito ainda é mais possível, pelo fato de quanto mais cultura a pessoa consome, mais ela tende a expandir seus horizontes. Já o sentido reverso é muito mais difícil de ser trilhado, já que quem aprecia o erudito acaba se tornando preconceituoso com o popular.

"Intocáveis" não tenta soar como uma lição de vida, apesar de ter todas as chances para o fazer. É um filme que basicamente retrata aqueles raros momentos na vida onde duas pessoas que aparentemente nada tem em comum se reconhecem e se completam, são perfeitas uma para a outra. E por se gostarem e se complementarem, acabam assimilando aquilo de bom que um tem a oferecer ao outro.

 O paraplégico Philippe passa a enxergar em Driss as possibilidades de apreciar o lado mais divertido da vida, o prazer de dançar ao som de um ritmo brega do passado e rir do politicamente incorreto. Já Driss vai assimilando aos poucos o olhar para a arte e para coisas mais refinadas. Até o momento em que ambos chegam ao meio do caminho, e aí "Intocáveis" já te ganhou por completo pelo fato do o próprio filme conseguir esta proeza de transitar entre esses dois mundos.

PS: Tentei rememorar alguns filmes que atingiram este nível de aceitação e me recordei de alguns, entre eles "O Labirinto do Fauno", "Cidade de Deus" e "A Vida dos Outros".

Um comentário:

  1. seu comentário resume muito bem o filme, que conseguiu de forma leve e emocionante, transmitir essa questão tão complicada.

    ResponderExcluir