segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Gosto de Quero Mais

 Alguns (raros) filmes conseguem fazer com que o espectador queira mais daquela trama, daqueles personagens. Quando o filme está acabando vai batendo aquela tristeza, o que acontece mais frequentemente quando lemos um livro.

 Mas para produzir continuações o mercado cinematográfico exige boas bilheterias e lucro, o que nem sempre é o caso de filmes excelentes; que contam com orçamentos baixos, distribuição restrita e lucros modestos.

 Todas as regras, contudo, sempre possuem suas excessões. Dois diretores apaixonados e seus atores fieis irão lançar em 2013 a terceira parte de suas respectivas cineséries.



 9 anos. Esse período de tempo é a chave para Richard Linklater, Ethan Hawke e Julie Delpy. Tudo começou em 1995, quando Antes do Amanhecer foi lançado sem muitas pretensões. O filme com o passar dos anos ganhou um legião de fãs e admiradores, que puderam vivenciar ali, tanto na trama como na vida real, aquele raro momento mágico onde pessoas se encontram na hora certa, no momento certo e vivem algo mágico e inesquecível.

 Em 2004 diretor e atores resolvem revisitar tudo aquilo e escrevem juntos o roteiro (indicado ao Oscar) de Antes do Pôr-do-Sol. 9 anos depois do primeiro encontro, Jesse e Celine se encontram em Paris e dialogam sobre o que aconteceu durante o hiato de tempo, as realizações e frustrações que surgiram nesse meio tempo. O final incrivelmente aberto já dava sinais de que eles poderiam querer reviver a magia novamente.



9 anos depois, em 2013... Antes da Meia-Noite é lançado no Festival de Sundance e já começa a fazer burburinho. A excitação dos fãs e grande para ver o que aconteceu com o casal, que agora está na Grécia e aparentemente juntos e com outras questões para discutir, viver e reviver.

 Cédrik Klapisch em 2002 filmou Albergue Espanhol, um filme magnífico que colocava num mesmo apartamento em Barcelona um grupo de estudantes de diferentes nacionalidades européias, e radiografava ali as diferenças culturais e regionais que por vezes atrapalhavam a convivência, contrastando com o sentimento de União Européia, que estava se firmando na época (e continua tentando atualmente).

 Em 2005 veio Bonecas Russas. Em determinado momento de Albergue Espanhol o protagonista Xavier (Romain Duris) é indagado a respeito do que ele imagina que estará fazendo dali a 5 anos. Bonecas Russas se passa exatamente 5 anos depois de Albergue, e tenta responder essa intrigante pergunta. Boa parte do elenco retornou para mostrar a vida pós academia, a fase onde a alegria estudantil dá lugar ao duro choque da vida real.



 Os dois filmes tiveram passagens na trama por Paris, Barcelona, Londres e São Petesburgo. E parece que em 2013 a próxima parada será a América, mais precisamente Nova York. Esse deve ser o cenário de Casse-tête Chinois, que traduzido deve ficar Quebra-cabeça Chinês. Além de Romain Duris, Audrey Tautou (Martine), Kelly Reilly (Wendy), Cécile De France (Isabelle) e Kevin Bishop (William) estão confirmados no elenco.

É sempre complicado reviver personagens tão queridos, especialmente pelo fato de todos os filmes citados serem magníficos,  sempre existe o medo de que a terceira parte de ambas cineséries possam estragar o que já estava perfeito. Por outro lado a ansiedade é enorme para reviver seus dramas, cada um a sua maneira, e enxergar na tela o crescimento desses personagens ao mesmo tempo em que enxergamos como num espelho a nossa própria evolução durante todos esses anos em que os acompanhamos.

2 comentários:

  1. minha reação imediata é de urgência em rever os filmes, "empresta"??...:p
    Outro que estou sempre esperando uma continuação é: - Sob o Sol da Toscana. será que o gatinho ficou grandão e bonito?! :))... torço para acontecer.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto não estreiam por aqui, temos um bom pretexto para rever esses filmes tão inspiradores!

    ResponderExcluir