terça-feira, 23 de março de 2010

Clássico

O que Terá Acontecido a Baby Jane?

A primeira coisa a ser dita sobre "O Que Terá Acontecido a Baby Jane" é que este sem dúvida alguma não é um filme clássico comum.

Na verdade o filme tinha poucas chances de ser considerado um clássico. A produção foi relativamente barata e o roteiro misturava drama e suspense com pitadas cômicas, uma combinação difícil de dar certo. Mesmo as atrizes principais, as estrelas Bette Davis e Joan Crawford, já não estavam mais no auge de suas carreiras e viviam um momento de certo ostracismo no cinema.

Corre a lenda na verdade que ambas só aceitaram fazer este filme porque se odiavam mesmo, assim como as irmãs que elas encarnam na trama. Jane (Davis) fez muito sucesso quando criança, sempre observada pelo olhar com um que de inveja de sua irmã Blanche (Crawford). Já adultas, é Blanche quem vira uma estrela de cinema, enquanto Jane amarga fracassos e rejeições. Já velhas e esquecidas, ambas vivem agora em um casarão, onde a agora paralítica Blanche fica a mercê das vontades da perturbada Jane.

"O que Terá Acontecido a Baby Jane" é um filme recheado de sarcasmo e de um humor negro notável. Na verdade ele funciona mesmo talvez pela palpável rivalidade entre as irmãs, que respiram ódio e mágoas profundas. O jogo de terror psicológico travado entre ambas é o grande apelo do filme, que se tornou cult e sobreviveu ao tempo graças a uma rivalidade real levada para dentro da tela.

Curiosidades: Boatos dizem que dentro do set a rivalidade entre ambas estrelas era grande. Joan Crawford era na época casada com um dos donos da Pepsi, e para provocá-la Bette Davis mandou instalar uma máquina de Coca-Cola em pleno set. Para se vingar, nas cenas onde Davis tinha de arrastá-la, Crawford colocava peso em seus bolsos.

O filme brasileiro "Irma Vap - O Retorno" é todo ele uma colagem de "O Que Terá Acontecido a Baby Jane", copiando muitas situações do filme clássico de 1962.

"O que Terá Acontecido a Baby Jane" foi o último filme pelo qual Bette Davis concorreu ao Oscar de Melhor Atriz. O filme ganhou o Oscar de Melhor Figurino e recebeu ainda outras três indicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário