domingo, 22 de julho de 2012

Diretores que Amamos

  
Retrospectiva Pedro Almodóvar 

Da irreverência e maluquices do início dos anos 80, passando pela consolidação e reconhecimento internacional no fim dos anos 90 e seu ápice no inícios dos anos 2000; Pedro Almodóvar é um dos cineastas mais aclamados e obrigatórios do cinema mundial. Abaixo, uma pequena retrospectiva de sua carreira com minhas breves impressões a respeito dos filmes que vi do diretor.

- Pepi, Luci, Bom (1980) é seu primeiro filme lançado nos cinemas, onde o orçamento foi bancado graças a donativos e dinheiro emprestado de amigos. É um filme que denota o lado trangressor de Almodóvar, com nudez e falas abertas sobre drogas e sexo. Como história em si, é confusa e demonstra a falta de experiência do diretor. Marca o início de sua parceria com Carmen Maura.

- Labirinto de Paixões (1982) com uma história igualmente absurda e recheada de personagens polêmicos (uma ninfomaníaca, um terrorista gay); Almodóvar aqui já foi capaz de criar uma história mais coêsa, apesar de ainda um pouco confusa. Cecilia Roth e Antonio Banderas se tornariam figuras frequentes na filmografia do diretor.

- O Que eu Fiz Para Merecer Isso? (1984)  com este filme Almodóvar começa a observar a vida das mulheres, seus anseios, desejos e amizades; algo que mais tarde se tornaria sua marca registrada. Carmen Maura novamente encabeça o elenco junto com a hilária Chus Lampreave.


- A Lei do Desejo (1987) traz um Almodóvar bastante seguro e ainda mais polêmico: um romance gay e uma protagonista transexual envoltos numa trama que mistura comédia, romance e um pouco de suspense. Um roteiro certamente mais maduro do que seus antecessores.


- Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos (1988) é seu primeiro sucesso internacional e comercial. Traz aquela pitada de frescor e ousadia de seus primeiros filmes aliados a um roteiro mais inteligente e personagens marcantes. Foi durante as filmagens deste filme que Almodóvar se desentendeu com Carmen Maura e ambos romperam a parceria.


- Ata-me (1990) uma tentativa de reprisar a aura cômica do filme anterior com pitadas de sexo e romance. Considero uma de seus filmes mais fracos.


- De Salto Alto (1991) outro filme não muito inspirado de Almodóvar, que traz ao menos um interessante embate entre Marisa Paredes e Victoria Abril.


- Kika (1993) é um dos filmes mais surreais do diretor, uma comédia despretenciosa que traz a incrível Rossy de Palma em seu melhor trabalho com o diretor. Verónica Forqué faz aqui uma variação de sua personagem de O que eu Fiz Para Merecer Isso?


- A Flor do Meu Segredo (1995) acredito que foi com este filme que Almodóvar começou a trilhar um caminho mais sério e investir mais em roteiros densos e personagens com um viés mais dramático. Marisa Paredes está brilhante como Leo, e o filme claramente traz ideias que Almodóvar viria a utilizar em seus filmes posteriores.


- Carne Trêmula (1997) foi outro filme que demonstra a mudança de estilo de Almodóvar, que abandonou aqui completamente qualquer vestígio cômico com uma história pesada e personagens depressivos.


- Tudo Sobre Minha Mãe (1999) é para muitos sua obra-prima. Fico meio em dúvida se é mesmo seu filme mais completo, mas é com certeza a grande virada de sua carreira em um filme que une tudo o que ele tem de melhor: personagens femininas marcantes, dramas e uma pitada de comédia com uma de suas personagens mais incríveis: Agrado. Oscar de filme estrangeiro.


- Fale com Ela (2002) um outro filme elogiadíssimo e que manteve o diretor no topo. Oscar de Melhor Roteiro e indicado também como Melhor Diretor, Almodóvar aqui além de mudar o foco pela primeira vez para personagens masculinos, também introduz no filme seus amigos Pina Bausch e Caetano Veloso em participações lindamente poéticas.


- Má Educação (2004) traz novamente o foco para o universo masculino. Não foi muito bem recebido por muita gente, mas inegavelmente traz uma temática corajosa e a trama com um toque de noir que não deixa de ter seu charme.


- Volver (2006) é o seu maior sucesso comercial em termos de bilheteria, marca também três retornos: novamente o foco nas mulheres, a parceria com Penélope Cruz, que aqui apresenta a melhor atuação de toda sua carreira num papel marcante e também a volta de Carmen Maura, quase 20 anos depois do desentendimento entre ambos. Por todos esses fatores, é com certeza um filme muito especial.


- Abraços Partidos (2009) mais um filme do diretor que flerta com o noir, numa trama repleta de idas e vindas. Penélope Cruz novamente dá conta do recado e o filme se mostra extremamente maduro, apesar de soar um pouco frio.


- A Pele que Habito (2011) retoma as fortes emoções dos filmes do diretor, numa trama milimetricamente construída e repleta de suspense e humor negro. Antônio Banderas volta a trabalhar com o diretor após um longo hiato de 20 anos.


 São filmes diferentes e que flertam com diversos gêneros, porém a assinatura do diretor foi se firmando ao longo dos anos, e de 1999 para cá Almodóvar têm mantido um nível artístico altíssimo. 


Em 2013 teremos "Os Amantes Passageiros", que promete retomar a pegada das comédias escrachadas do início de sua carreira. Vamos ver o que Almodóvar irá nos trazer desta vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário