sexta-feira, 13 de julho de 2012

Woody Allen e seu tour pela Europa



A priori não foi por vontade própria, mas sim por incentivos financeiros que Woody Allen começou seu tour pelo velho continente. A verdade é que o início dos anos 2000 foram bastante ruins para o diretor, que amargou quatro fracassos comerciais e de crítica consecutivos (O Escorpião de Jade, Dirigindo no Escuro, Igual a Tudo na Vida e Melinda e Melinda). Desgastado, em 2005 foi para Londres e filmou Match Point, que muitos consideram o ponto alto de sua fase mais atual.

Particularmente acho Match Point um filme interessante, mas o melhor da nova fase de Woody ainda estava por vir. Com o sucesso comercial e de crítica do filme, o diretor rodou todos os seus filmes posteriores com dinheiro, locações e investimento europeu (excluindo Tudo Pode dar Certo de 2009, um pequeno desvio em sua amada NY).

Além de Match Point, Woody Allen rodou na Inglaterra mais três filmes. Scoop, trouxe um Woody claramente fazendo aquele humor rasteiro que ele muitas vezes em sua filmografia utilizou, aqui com pitadas de suspense e um pouco de absurdo. Foi um sucesso apenas relativo e não agradou muito os críticos. O Sonho de Cassandra, drama familiar que traz um pouco da tônica de Interiores e do próprio Match Point, foi um fracasso absoluto de bilheteria nos EUA e não empolgou muita gente. Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos também não foi um grande sucesso, em parte porque exemplifica que apesar de rodado fora de NY, todos esses filmes rodados na Inglaterra poderiam se passar em qualquer outro lugar. O meio não influenciou a história e não trouxe elementos novos para a filmografia do diretor, que continuou fazendo o seu bom e velho mais do mesmo.

Veio então, em 2008, seu primeiro grande acerto no seu tour europeu, Vicky Cristina Barcelona. O romance com pitadas cômicas trouxe Barcelona como um elemento fundamental para a trama, que pouco lembra qualquer filme anterior do diretor. Bastante sensual e muito madura no tratamento das relações, a fita foi um sucesso e trouxe novamente os holofotes para Woody Allen após seu último grande êxito, Match Point.

Em 2011 veio então o maior sucesso comercial da carreira do diretor e possivelmente seu filme mais elogiado dos últimos 20 anos, Meia-Noite em Paris. Novamente a cidade título desempenha um papel todo fundamental na trama, que traz um humor refinado e referências a um sem número de personagens históricos da literatura, artes e cinema. Trouxe também aquela magia outrora utilizada em A Rosa Púrpura do Cairo, e rendeu o quarto Oscar na carreira de Allen, num hiato de mais de 20 anos após sua última vitória com Hannah e Suas Irmãs.

E 2012 já traz uma nova trama, "Para Roma com Amor", que visto na sequencia de Meia-Noite em Paris pode parecer um tanto quanto decepcionante, mas se apreciado sem a responsabilidade de comparações, é um belo exemplar do descompromisso e do humor popularesco do diretor combinados com a magia de Roma e um tantinho do modo de vida dos italianos.

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