sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Oscar 2013



E chegou o momento da verdade. E das polêmicas! As indicações ao Oscar 2013 mal saíram e já foram bombardeadas com um sem número de acusações das mais diversas partes.

 A verdade é que todo ano é a mesmíssima coisa. Sempre existem injustiçados, filmes lançados em épocas ruins que acabam sendo esquecidos e uma série de outros fatores. Esse ano houve ainda o acréscimo da votação online e antecipação da data de votação no já sempre temperado caldo de indicados.

Alguns, como a nossa ilustre correspondente Ana Maria Bahiana, acreditam que essa mudança de data (anterior ao resultado das listas dos Globos e Sindicatos) é prejudicial e fez com que muitos entregassem votos em branco. Mas sejamos francos, o que é melhor? Uma premiação baseada em cópias de outras premiações ou uma votação (mesmo que reduzida) de membros que realmente assistiram os filmes e se mobilizaram para escolher seus favoritos com base em uma opinião verdadeira (a de quem realmente assiste os filmes)? Eu voto pela segunda opção.

2012 também calhou de ser um ano rico. Tivemos muitos filmes bons, incluindo blockbusters como Batman e Avengers. O cinema também está cada vez mais globalizado, produções como Intocáveis figuraram entre as 15 maiores bilhereriais mundiais do ano (mais de 400 milhões) e Amor, que desde o festival de Cannes não parou de fazer barulho. Vale ressaltar que da lista dos 9 filmes houve com certeza uma melhoria em relação ao ano anterior, que tinha dois filmes fracos, Tão Forte e Tão Perto e Cavalo de Guerra. Até a categoria animação foi a melhor seleção de 5 indicados de todos os prêmios este ano, com ParaNorman e Piratas Pirados entrando no lugar do péssimo A Origem dos Guardiões.

Mas sempre fica faltando algo né? Esse ano, por exemplo, pela própria qualidade da safra poderíamos ter tido 10 indicados a Melhor Filme, com O Mestre e principalmente Moonrise Kingdom completando a lista. O Vôo poderia facilmente ceder suas duas indicações para John Hawkes (As Sessões) e Looper em roteiro original. As Vantagens de Ser Invisível também merecia muito mais uma indicação em roteiro adaptado do que As Aventuras de Pi. O ganancioso O Hobbit poderia ceder todas suas indicações para o corajoso A Viagem. Ben Affleck não ser indicado como diretor em Argo também é quase inaceitável, assim como Kathryn Bigelow por A Hora Mais Escura. Mas são coisas que acontecem.

 Acho que o bacana é que entre mortos e feridos nenhum filme de qualidade duvidosa foi indicado esse ano, o que sempre é algo muito bom e raro de acontecer. E assim temos mais um Oscar repleto de polêmicas, acusações de injustiça e muita expectativa.

 Que fevereiro chegue logo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário